quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Hubble vê um colorido galáxia lenticular


A NASA / ESA Telescópio Espacial Hubble capturou uma galáxia bonita que, com a sua área avermelhada e amarela central, mais parece uma explosão de um filme de Hollywood. A galáxia, chamada NGC 5010, está em um período de transição. A galáxia está se movendo sobre o envelhecimento da vida como uma galáxia espiral, como a nossa Via Láctea, a um tipo mais velho, menos definido chamado uma galáxia elíptica. Nesta fase no meio, os astrônomos se referem a NGC 5010 como uma galáxia lenticular, que tem características de ambas as espirais e elípticas.

NGC 5010 está localizada cerca de 140 milhões de anos-luz de distância na constelação de Virgo (Virgem). A galáxia é orientado de lado para nós, permitindo que o Hubble para olhar para ele e mostrar as escuras, empoeiradas bandas, remanescente de braços espirais. NGC 5010 nomeadamente começou a desenvolver uma grande protuberância no seu disco, uma vez que assume uma forma mais arredondada.

A maioria das estrelas em NGC 5010 são vermelho e idosos. A galáxia não contém todos os muitos que das estrelas rápida de vida azuis comuns em galáxias mais jovens que ainda ativamente produzem novas populações de estrelas.

Grande parte do combustível empoeirado e gasosos necessária para criar novas estrelas já foi usado em NGC 5010. Com o tempo, a galáxia vai crescer cada vez mais "vermelho e morto", como os astrônomos descrevem galáxias elípticas.

Advanced Camera for Surveys do Hubble tirou esta imagem em luz violeta e infravermelho.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Anotomia das galáxias

        As galáxias são agrupamentos estrelares, além de gás, poeira cósmica e outros objetos  celestes em constante movimento. Cada uma delas comporta centenas de milhões de estrelas. O centro galáctico concentra a maior quantidade de estrelas. A forma e o tamanho das galáxias são bastante variáveis. A via láctea, por exemplo, tem forma espiral e mede 100 mil anos-luz de um braço a outro. Para dar uma possivel idéia do que isso significa, basta imaginar que fosse possível viajar em uma nave interestelar na velocidade da luz (300 mil km/s), levaria 100 mil anos para cruzar de um extremo a outro.

VIA LÁCTEA
       Vista de perfil, nossa galáxia assemelha-se a um disco achatado inflado no centro. Ao redor do disco há uma região esférica denominada halo, que contém aglomerados globulares de estrelas e matéria escura. O sistema solar localiza-se a aproximadamente 27 mil anos-luz do centro galáctico.
        A imagem abaixo mostra a via láctea vista por lado.
   Via láctea vista por lado

CLASSIFICASÃO DE GALÁXIAS POR HUBBLE
ELÍPTICAS

Galáxias em forma elípticas sem disco nem braços espirais. Quase não têm gás nem poeira cósmica. Suas massas são variáveis.      


ESPIRAIS
Seu disco achatado é composto de estrelas, gás e poeira cósmica. Possuem dois ou mais braços espirais. O núcleo é denso.






IRREGULARES
Galáxias sem forma definida. A causa pode ser a influência de galáxias vizinhas. São abundantes em nuvens de gás e poeira.